BANCO DE DADOS

DADOS

Bancos de dados, ou bases de dados, são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.

Dados são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações.

DADOS

video-unscreen.gif

INFORMAÇÃO

Existe uma diferença sutil entre dados e informações. Dados são os fatos ou detalhes dos quais as informações são derivadas. Dados individuais raramente são úteis sozinhos. Para que os dados se tornem informações, eles precisam ser contextualizados.

Os dados são simplesmente fatos ou números - bits de informação, mas não a informação em si. Quando os dados são processados, interpretados, organizados, estruturados ou apresentados de forma a torná-los significativos ou úteis, são chamados de informação. As informações fornecem contexto para os dados.

Os números não falam por si próprios. Nós falamos por eles. Nós atribuímos o significado.

Por exemplo, uma lista de datas - dados - não tem sentido sem as informações que tornam as datas relevantes (datas de feriados).

"Dados" e "informações" estão intimamente ligados, seja reconhecendo-os como duas palavras separadas ou usando-as de forma intercambiável, como é comum hoje. Se eles são usados de forma intercambiável depende um pouco do uso de "dados" - seu contexto e gramática.