- Vanessa Moura
A SAGA DA BUSCA AO TRABALHO COMO DEV

Nas empresas, os processos seletivos estão demorados, caros e pouco
efetivos. Contratar e reter talentos nunca foi tão difícil.
Do lado dos talentos, nunca houve tanta demanda. No entanto, encontrar
uma boa empresa alinhada profundamente com seus princípios
culturais, necessidades financeiras e alinhamento técnico é extremamente
trabalhoso.
Eu já venho abordando esse assunto e tenho diversos vídeos em meu canal do YouTube onde eu conto minhas experiências dolorosas com recrutamento.
Dos inúmeros processos seletivos em que eu participei ao longo da minha carreira, até hoje, apenas um processo me deixou satisfeita: O do trabalho em que me encontro atualmente.
E com isso, eu comecei a levantar debates em minhas redes sociais sobre os diversos pontos de falhas e de sucesso no processo de se recrutar um talento para uma empresa. E consegui coletar a opinião de colegas de carreira em minhas redes sociais e eu estava decidida a encontrar um padrão nessa maré de fracassos.
Neste post eu vou tocar em alguns pontos frustrantes, sobre a visão dos aplicantes.
Este post é uma parceria entre nós, a EZ Devs e com a colaboração da opinião da comunidade vou falar mais a respeito deles no decorrer deste post!
Eu amo trabalhar com dados, pois reflete diretamente as experiências das pessoas e sua opinião sincera, afinal, as empresas criam produtos para outras pessoas e não ouvi-las, que são consumidores, é uma ironia, afinal, como você cria produtos e serviços se você não conhece seus consumidores?
Por isso eu sempre dou valor a serviços criados por pessoas que passaram por experiências na pele e que resultaram na criação de um produto ou serviço que tem a intenção de facilitar a vida das pessoas para essas pessoas não passarem pelo perrengue inicial que incitou a criatividade do criador principal do produto.
Para ilustrar e dar mais contexto e base em dados, temos essa pesquisa criada pela LinkedIn onde traz alguns dados que ajudam a compreender o que as empresas e os candidatos preferem e buscam.
Do Ponto de Vista do Talento podemos notar alguns processos tediosos...

A Realocação
De todos os problemas que eu enfrentei, o passo mais insuportável são os excessos de testes. Se tem uma coisa que eu não tenho sobrando e dou muito valor é o meu tempo, aqui é um overview do tanto de tempo gasto no processo:

Aplicação da vaga
Independente de onde você achou a vaga, provavelmente você será redirecionado para algum site diferente, onde você terá que preencher um formulário gigante. E em média, se a situação está tranquila e dependendo dos seus skills e o quanto você pode exigir das empresas, aplicamos até dez vagas, ou seja, se cada um deles tem um site especifico para aplicar, você vai perder no mínimo umas quatro horas ou mais de sua vida entre procurar vagas e aplicar para cada uma delas, isso se você não tiver opção de auto-complete com o que ficou guardado no cache. E claro, se o site tiver a opção de usar auto-complete, alguns não tem!
Com toda a certeza você terá um MONTE de junk email no futuro vindo das empresas que não te contrataram, pois seu email vai parar na lista de email marketing dessa empresa.

Espera longa
Algumas empresas são bacanas em te avisar se você não passou no processo e em nome de todas as pessoas ansiosas, mesmo com uma notícia negativa, é sempre bom cortar as expectativas!
Ninguém gosta de esperar por uma resposta. Algumas pessoas ficam tão confiantes de que conseguiram a vaga, que nem conseguem dormir direito. Estou falando de mim.
Quando você passa pela peneira, em média, leva uma semana para receber uma resposta. E mais outra semana para a primeira entrevista de triagem, onde te perguntam as mesmas coisas que você preencheu no formulário. E quase sempre te mandam algum teste de personalidade ou cultural fit, que geralmente tem cinquenta perguntas e isso te toma mais uma hora de vida.
E depois da primeira entrevista, mais outra semana para fazer o teste técnico. Ainda pode adicionar mais uma semana para outra entrevista com a equipe, onde tem a possibilidade de ser testado tecnicamente novamente e te fazerem exatamente as mesmas perguntas que você respondeu no formulário de inscrição e que o recrutador te perguntou anteriormente.
Espera mais uma semana para alguma resposta e ainda pode ter a possibilidade de mais uma entrevista com algum líder técnico ou com a gerencia.
Em média, processos seletivos demoram entre 30 e 40 dias, caso o resultado seja positivo.
Quando é negativo, perdemos um mês do nosso tempo.

Testes complexos
Mesmo aqueles que já tem anos de trabalho vão admitir o quanto eles odeiam e se sentem nervosos ao serem testados.
Não tem jeito, o nervosismo atrapalha mesmo e acho que já estamos mais do que cientes do fato de que, somos humanos e não máquinas. E eu ainda sou da opinião que testes e provas não são o método mais efetivo de se avaliar o conhecimento de uma pessoa, tanto para processos seletivos, quanto para o modelo de ensino que temos. Mas isso é assunto para outro post.
Mas é inevitável, ainda temos diversas empresas que utilizam deste método arcaico, mas algumas, de fato, exageram em seus testes. Já fiz testes onde não caíram absolutamente NADA correlacionado com a função que eu estava interessa em exercer.
Ainda tem o fato de que nem todo mundo se sente confortável em fazer coisas sob regime de microgestão, onde alguém fica sobrevoando você, enquanto você tenta se concentrar em uma tarefa complexa e dentro de um tempo tolerável. Eu não entendo o que se passa na cabeça dessas pessoas, estamos em 1965?

Este é um processo que precisa ser melhorado em diversas empresas e que matam o candidato de frustração e stress desnecessário.
Algumas empresas passam testes tão longos, que pode levar uma semana inteira e a gente até chega a jurar que as mesmas estão passando demanda pra os candidatos fazerem e não os pagam pelo tempo investido em finalizar a tarefa.
Nem ao menos avisam que você não passou ou se quer passam um feedback sincero de onde o candidato errou ou quais expectativas o mesmo não bateu. Feedback é extremamente importante, para nosso aprendizado e até para nos preparamos melhor em nível de conhecimento e preparo mental para as entrevistas.
Recrutadores e RH perdidos
Estamos de acordo que é uma necessidade existirem recrutadores especializados na área em que eles estão buscando candidatos? Digo isso, pois ando vendo um crescimento em número de recrutadores que tem mais entendimento na área tecnológica.

Eu já fui abordada inúmeras vezes por recrutadores extremamente perdidos no personagem, desde a oferta da vaga, onde (compreensivelmente) os mesmos usam recursos de automação e acabam mandando vagas de Front End para candidatos que apenas trabalham com Back End, por exemplo. E isso já é um indicio de que a vaga é apenas para preencher um lugar no desespero e para nós que já possuímos experiência sólida no quesito, não vamos querer perder o nosso tempo com algo que está sendo buscado na base desespero, hoje em dia damos o luxo de optar por vagas e recrutadores que reflitam o caráter da empresa e francamente, ninguém quer trabalhar no desespero.
E as vezes a empresa pode até ser promissora, mas o recrutador fez um trabalho tão pobre em achar candidatos para a vaga, afinal, assim como qualquer pessoa que tem que bater metas, os recrutadores tem um trabalho a entregar, não os culpo, mas este processo não é adequado e não os ajuda em nada!
Outra coisa extremamente desanimadora e até mesmo intrigante é a audácia do recrutador, que plenamente ciente que você está empregado no momento da abordagem, de perguntar o quanto a pessoa quer aquela vaga ou quais as razões para sair da empresa em que se encontra no momento. Isso já demonstra que a pessoa não prestou atenção realmente, o que me faz pensar que estes pobres recrutadores tem mais demanda de trabalho do que pode dar conta.
Afinal, não faz sentido você abordar alguém, oferecer uma vaga e ainda indagar que você quem quer a vaga e você quem tem que se virar nos trinta para demonstrar interesse. Parece relacionamento com uma pessoa egocêntrica.
Uma parcela de culpa de termos tantas vagas abertas e faltam profissionais, é que na verdade, tem pessoas capacitadas, mas a forma como as vagas são oferecidas ou compartilhadas não é interessante e quando alguém tem interesse, o processo de reconhecer talento é tão quebrado, que a única chance de contratar alguém é desperdiçada pelos próprios recrutadores.
Eu consigo contar na mão as vagas em que os recrutadores tinham idéia do que a vaga se tratava e isso é desanimador.
Primeiro trabalho na área

Dos processos em que participei, principalmente os de estágio, eu notei uma falha enorme em diversos processo e também na coordenação e encaminhamento quando eu estava na fase de estágio em minha carreira.
A maioria das empresas não tem um plano de carreira definido nem para os funcionários que já trabalham e utilizam de métodos superficiais para acompanhar o progresso do time e principalmente daqueles inexperientes que estão ali para aprender.
Esse estigma de que o estagiário deve fazer todas as tarefas indesejadas e trazer o café para a equipe é corriqueiro, devido a falta de atenção e plano de ação.
São poucas as empresas que praticam o cross training entre equipes e expõe esse novato para conhecer outros membros que possivelmente trabalhará em conjunto ou pelo menos expor a conhecer coisas novas e se familiarizar com o vasto departamento de TI. Team leaders deveriam montar um plano para aproveitar ao máximo os talentos desse novo membro, essa é uma fase bem crucial no processo de amadurecimento na carreira e é onde diversas pessoas determinam se essa área é em fato para elas. E muitos desistem por falta de apoio e suporte.
Muitas pessoas topam receber menos e "dar um passo para trás" em sua vida agora, para então, "dar três passos para frente" em se tornarem profissionais, pois supostamente, você tem a chance de aprender praticando, pode tirar dúvidas com sua equipe, participa de projetos que desenvolve skills necessários, tanto soft quanto hard.
Afinal, como você consegue se tornar pleno sem experiência prévia? Em minha concepção, para quem nunca trabalhou na área, essa é a chance de criar a experiência necessária para poder tentar oportunidades maiores, mas até estágios estão requerindo coisas absurdas, que não se é esperado um estagiário já ter experiência ou conhecimento.
✨a promessa de tempos melhores✨
Agora que vimos todos os pontos de falhas que conseguimos pensar, são tantos que com toda a certeza ficou faltando algo, então, vamos falar sobre o que a EZ Devs é.
Essa empresa promissora chamou a minha atenção em querer saber mais a respeito e trazer essa parceria para meus seguidores, em educá-los a respeito e ajudar a EZ criar um novo meio de cortar e melhorar o doloroso processo de se conseguir um emprego.
O diferencial da EZ e empresas de recrutamento, é que a EZ foi idealizada e criada por pessoas que assim como eu e você, caro leitor, estavam cansados do descaso e das etapas exaustivas dos processos seletivos de trabalho na área de TI, especialmente para quem é desenvolvedor.
Sobre a EZ devs
A EZ é um ecossistema que conecta startups e scale-ups que estão mudando o mundo para pessoas de tecnologia que querem mudar o mundo também!
Eles são o primeiro marketplace gerenciado de talentos tech do Brasil e lá você encontra apenas oportunidades de trabalho 100% remoto, boa remuneração + benefícios e um ambiente incrível!
Além disso, o talento de tecnologia realiza apenas um processo seletivo: não precisa ficar refazendo testes toda vez que quiser uma nova oportunidade. Com apenas um único processo seletivo, a EZ alinha seus objetivos e perfil profissional com o de empresas.
A EZ é um ambiente remote-first. Você tem a liberdade e autonomia para decidir da onde quiser trabalhar.

Os salários são compatíveis com o mercado baseado no seu nível de senioridade e eles até disponibilizam em seu site informações da média de quanto um profissional de Back End x Front End esperam receber de salário.
Lá você encontrará desafios que agregam conhecimento e experiência para a sua carreira.
E claro, cultura, eles são todos aficionados pela cultura e esse é apenas um dos pontos que mais me chamaram a atenção. A EZ promove o ambiente que você merece.
Também cuidam de todo o relacionamento entre empresa e talento, desde a parte burocrática até a trajetória do talento com a empresa visando o bem estar de ambas as partes. E esse é um dos pontos que eu sempre acreditei ser tarefa de um recrutador, mas a EZ não é apenas uma empresa de recrutamento, é uma empresa FACILITADORA DE VIDAS!
Como citado anteriormente, uma empresa gasta em média 80 horas para encontrar uma pessoa para a posição, com a EZ isso cai para 4 horas.
E uma pessoa procurando por uma nova oportunidade, gasta em média 40 horas com processos seletivos para escolher a melhor opção dentro de 10 empresas, com a EZ isso cai para 8 horas... As contas em casa não podem esperar esse tempo todo! As pessoas tem pressa em tocarem suas vidas e dependem de conseguir uma oportunidade decente e em um tempo satisfatório.
-
COMO FUNCIONA PARA OS TALENTOS:
Você se cadastra na plataforma informando as habilidades principais e tempo de experiência;
Realiza apenas duas etapas (validação com time e teste técnico)
O algoritmo deles busca as melhores empresas que já estão disponíveis no ecossistema;
O candidato tem um último papo com as empresas que fazem mais sentido com o que está buscando e escolhe entre as melhores propostas;
Depois de 6 meses alocado o talento tem a opção de ser internalizado pela empresa que escolheu.
PERFIS QUE A EZ ESTÁ BUSCANDO
Trabalha com a stack Javascript;
Tempo de experiência mínimo de 2 anos e 6 meses;
Interesse em contratação PJ.

Em conversa com o pessoal da EZ, já pude notar o quanto eles já optimizam muito a experiência do candidato e da empresa e o que mais me anima sobre a EZ é o potencial, pois a empresa foi fundada por pessoas como nós, que também já passou frustrações com este processo.
As idéias e considerações sobre como facilitar ainda mais este processo e também pensando em outros casos, como por exemplo candidatos sem experiência prévia (oi juninhos!), expandir a área de atuação com outras tecnologias e muitos outros serviços que a EZ quer trazer no futuro.
Mas só de garantir a conexão e comunicação e encaminhar o talento no caminho certo sem que o mesmo se sinta abandonado ou desvalorizado, empresas que preza pelo bem estar e qualidade da comunicação tem um caminho especial em meu coração. <3
MAS E COMO FUNCIONA PARA AS EMPRESAS?
A empresa recebe um perfil personalizado dos talentos com todas as informações mapeadas e validadas sobre o candidato junto com a gravação do teste técnico;
A empresa só faz a última etapa com o talento para garantir que ambos têm fit técnico e cultural;
O talento escolhido começa a trabalhar o mais rápido possível com a empresa, a EZ cuida de toda a burocracia;
Depois de 6 meses a empresa pode internalizar o talento para o seu time, se achar necessário.
Ficou interessade em saber mais sobre o processo da EZ? Eles tem um site super intuitivo que você encontrará mais informações pertinentes e para facilitar mais ainda sua vida, eu gravei um vídeo tutorial com uma tour pela plataforma da EZ e você pode conferir aqui:
Para finalizar este longo post em parceria da comunidade e da EZ Devs, aqui vão algumas opiniões sobre como um processo seletivo seria ideal.

E em um mundo perfeito, eu gostaria de ter processos seletivos mais parecidos com esses aqui:
