top of page
  • Vanessa Moura

COMO SE TORNAR UM DESENVOLVEDOR DE BANCO DE DADOS



O mundo gera muitos dados - mais de 2,5 quintilhões de bytes todos os dias para ser exato. E esse número só continua crescendo.


Quase todas as organizações dependem de bancos de dados para discutir, organizar e utilizar suas coleções crescentes de dados. É aí que entram os desenvolvedores de banco de dados.


Os desenvolvedores de banco de dados ajudam as organizações a aproveitar o poder dos dados, desde propriedade intelectual e informações de clientes até contabilidade e folha de pagamento.


É um campo em rápido crescimento e os desenvolvedores de banco de dados talentosos estão em alta demanda. A administração e o desenvolvimento de banco de dados devem crescer 10% de 2019 a 2029 - ultrapassando a maioria das ocupações - de acordo com o Bureau of Labor Statistics.


Então, como você pode se tornar um desenvolvedor de banco de dados muito procurado?


Neste post, abordaremos as habilidades, experiência, treinamento de TI e certificações de que você precisa para ajudá-lo a construir uma carreira de banco de dados de sucesso.


O que é um desenvolvedor de banco de dados?


Os desenvolvedores de banco de dados garantem que os sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD do português ou DBMS (Data Base Management System) no inglês) possam lidar com grandes quantidades de dados.

Também chamados de programadores de banco de dados, os desenvolvedores geralmente trabalham como parte de uma equipe de desenvolvimento de software.


A função do desenvolvedor de banco de dados geralmente se enquadra em três áreas distintas:


  • Modificando e editando bancos de dados

  • Projetar e desenvolver novos bancos de dados

  • Resolução de problemas de banco de dados


Qual é a diferença entre um desenvolvedor de banco de dados e um administrador de banco de dados?


Freqüentemente, há confusão entre desenvolvedores de banco de dados e administradores de banco de dados (DBAs).


Embora a função possa se sobrepor dependendo da organização, a principal prioridade de um DBA é garantir que os bancos de dados funcionem sem problemas. Eles trabalham em conjunto com os usuários para manter, configurar e proteger os bancos de dados em uma organização.


Os desenvolvedores estão focados na criação de novos aplicativos ou na expansão dos recursos de bancos de dados existentes. Eles estão menos concentrados nas tarefas diárias de manutenção e mais focados em mudar e melhorar a forma como as organizações usam os dados.


Aqui estão alguns exemplos de tarefas típicas que os desenvolvedores de banco de dados realizam:


  • Projete novos bancos de dados para atender às necessidades dos clientes e usuários

  • Desenvolva o código do banco de dados para executar tarefas específicas, como extrair dados para relatórios, fazer atualizações ou excluir dados

  • Modificar e atualizar bancos de dados existentes

  • Use bancos de dados para criar relatórios de inteligência de negócios

  • Garantir que novos projetos de TI e de negócios atendam aos padrões e requisitos de banco de dados

  • Crie documentação de TI para bancos de dados novos e existentes


Como se tornar um desenvolvedor de banco de dados


Você pode seguir muitos caminhos diferentes para se tornar um desenvolvedor de banco de dados, mas esses conjuntos de habilidades essenciais, habilidades de programação e certificações de TI ajudarão a lançar sua carreira.


1. Obter um diploma de bacharel em uma área relacionada ou obter treinamento básico

Se você está interessado em seguir uma carreira em desenvolvimento de banco de dados, obter um diploma de bacharel em uma área relacionada, como matemática aplicada ou ciência da computação, é um bom lugar para começar.


Embora um diploma seja útil, não é obrigatório - alguns desenvolvedores de banco de dados também se concentraram em desenvolver suas habilidades por meio de cursos de treinamento em TI e certificações de banco de dados.


2. Procure experiência em desenvolvimento de banco de dados do mundo real


Em seguida, você precisará desenvolver suas habilidades de desenvolvimento e programação.


SQL (Structured Query Language) é a linguagem principal que os desenvolvedores de banco de dados usam. O SQL permite que os desenvolvedores se comuniquem com o banco de dados e realizem uma variedade de tarefas.


Além de SQL, a maioria dos cargos de desenvolvedor também exige habilidades de programação em linguagem C, C ++, C # ou Java.



Diferentes empresas usam diferentes sistemas de gerenciamento de banco de dados, mas a maioria é construída em SQL. Como regra geral, se você sabe que deseja trabalhar em uma grande empresa ou organização governamental, deve aprender:


  • Banco de dados Oracle

  • Microsoft SQL Server


Se você planeja trabalhar em projetos menores, deve aprender:


  • MySQL

  • SQLite

  • PostgreSQL


Não tem certeza em qual plataforma você trabalhará? Concentre-se em aprimorar suas habilidades de SQL e programação. Cada sistema é criado no mesmo padrão de SQL, portanto, as habilidades de programação que você aprende são transferíveis.


3. Adquirir certificações de banco de dados de TI


As certificações de banco de dados de TI validam sua experiência para um empregador e solidificam sua experiência profissional. Aqui estão algumas das principais certificações de banco de dados Microsoft e Oracle:


  • Certificações de banco de dados Microsoft

  • MCSA: Desenvolvimento de banco de dados SQL 2016

  • Esta certificação demonstra suas habilidades relacionadas ao desenvolvimento de bancos de dados locais e baseados em nuvem.

  • MCSE: Gerenciamento e Análise de Dados

  • Certifique-se de suas habilidades de administração de SQL, incluindo sua capacidade de criar soluções de dados corporativos e usar dados de business intelligence com eficácia.

  • Como pré-requisito, você deve obter uma certificação MCSA relevante antes de buscar esta certificação de nível de especialista. O MCSA: SQL Server 2014/2014 e MCSA: SQL 2016 Database Development atendem a esse requisito.


  • Certificações de banco de dados Oracle


  • Projeto e programação de banco de dados com SQL

  • Aprenda a projetar e criar modelos de dados, desenvolver bancos de dados e analisar cenários de negócios complexos. É uma certificação ideal para profissionais interessados em aprender técnicas para construir, projetar e extrair informações de um banco de dados.

  • Experiência anterior com aplicativos de banco de dados também é recomendada.



  • Programação com PL / SQL

  • Certifique suas habilidades com PL / SQL, a linguagem de extensão da Oracle para SQL e banco de dados relacional Oracle. Esta certificação de programação Oracle é ideal para profissionais que procuram desenvolver técnicas além da Oracle e executar lógica em um banco de dados.

  • Antes de buscar esta certificação, a Oracle recomenda que você conclua a certificação Database Design and Programming With SQL.


4. Construir um repertório de habilidades leves


Para avançar em sua carreira como desenvolvedor de banco de dados, você também precisa construir um arsenal de habilidades sociais.


Os desenvolvedores de banco de dados usam consistentemente as habilidades de pensamento crítico para traduzir os pontos fracos do negócio em soluções de banco de dados. Eles trabalham em estreita colaboração com usuários não técnicos para garantir que todos os bancos de dados estejam funcionando conforme o esperado. Eles também trabalham rotineiramente com executivos e gerentes em projetos e objetivos de TI.


Além das habilidades técnicas, os desenvolvedores de banco de dados precisam demonstrar que têm pensamento crítico, habilidades de comunicação e liderança para comunicar projetos técnicos em linguagem clara e concisa para o resto da empresa.


Além de aprender as habilidades técnicas fundamentais, os desenvolvedores de banco de dados também devem possuir uma variedade de habilidades sociais. Devido à complexidade dos bancos de dados e aos requisitos de negócios emergentes, as habilidades de pensamento crítico são imprescindíveis - assim como a capacidade de se comunicar de maneira eficaz com colegas técnicos e não técnicos.


  • Principais tecnologias para aprender

Os sistemas de gerenciamento de banco de dados variam, mas a maioria é construída no padrão SQL. Portanto, ao começar seu aprendizado, concentre-se em desenvolver suas habilidades de SQL e programação. Esses fundamentos são altamente transferíveis se você precisar trabalhar posteriormente em diferentes plataformas.


Em seguida, complemente seu conhecimento aprendendo uma extensão procedural SQL em pelo menos um sistema específico; por exemplo, comece com Oracle PL/SQL.



O design do banco de dados também é uma função-chave da função de desenvolvedor de banco de dados, portanto, certifique-se de ter um bom conhecimento em um ou mais sistemas de banco de dados comuns, como Oracle Database e/ou MySQL.


Tecnologias como XML e Application Express (APEX) também são importantes para aprender. Muitos cargos de desenvolvedor de banco de dados exigem habilidades adicionais de programação, como C, C ++ ou Java, bem como um conhecimento sólido de sistemas operacionais.


Conforme seu conhecimento cresce, vale a pena validar sua experiência obtendo as certificações de desenvolvedor de banco de dados apropriadas. Isso é particularmente importante se você ainda não tem muita experiência de trabalho.


5. Ganhe experiência prática e prática


Junto com seu aprendizado, é importante acumular o máximo de experiência prática possível.

Comece projetando, criando e pesquisando pequenos bancos de dados relacionados aos seus hobbies e interesses - por exemplo, suas músicas, vídeos ou finanças pessoais favoritos.

Você também pode oferecer suas habilidades de desenvolvimento de banco de dados para ajudar amigos, familiares ou pequenas empresas em sua área. Isso permitirá que você ganhe experiência, teste seu conhecimento e construa seu portfólio de projetos - o que será altamente benéfico quando você começar a se candidatar ao seu primeiro cargo em tempo integral.



Uma carreira emocionante espera os desenvolvedores de banco de dados


Espera-se que desenvolvedores de bancos de dados qualificados continuem em alta demanda nos próximos anos. Além disso, a função fornece experiência essencial para avançar para posições mais seniores - como administrador de banco de dados, arquiteto de dados, cientista de dados e gerente de TI ou de projeto. Quanto mais habilidoso e qualificado você se tornar, mais longe você irá.



Treinamentos para te ajudar a construir habilidades necessárias

Quer você esteja começando e queira aprender os fundamentos de SQL ou buscando uma certificação avançada de banco de dados, o intuíto e futura missão da Only Data Fans é de oferecer os cursos de treinamentos necessários para ajudá-lx a atingir seus objetivos de carreira.


Compartilhe as etapas que você está realizando para seguir carreira como desenvolvedor de banco de dados nos comentários abaixo.



1,683 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page