- Vanessa Moura
CONFIGURANDO TERADATA STUDIO EXPRESS
Esse post faz parte do artigo sobre Teradata SQL Avançado.

Este processo é somente para aqueles que estejam trabalhando diretamente com Teradata e tenha acesso ao Teradata Labs e o banco de exercícios, estou apenas ensinando como instalar, caso você tenha acesso pela empresa a qual você esteja trabalhando no momento.
Para exercícios livres, ainda teremos documentação especifica mais para frente.
Software
Antes de iniciar os exercícios de laboratório, certifique-se de ter o seguinte softwares instalado em seu computador:
Você terá que instalar esses dois pacotes de softwares. Uma licença é necessária para o Teradata SQL Assistant ou Teradata Studio Express, talvez deva ser adquirida por sua empresa. Se você foi contratado para trabalhar com Teradata, sugiro conversar com sua equipe ou saber se a empresa tem licença com Teradata University para pedir acesso ao banco de estudos ou Teradata Lab. Você também pode usar o Teradata SQL Assistant Java Edition para se conectar a este servidor. [Teradata Studio Express é recomendado para usuários Mac OS X.]
Teradata Studio ou Teradata Studio Express
Depois de instalar o driver ODBC do Teradata e o Studio/Express em seu computador, você está pronto para estabelecer uma conexão usando as etapas descritas abaixo. As etapas podem mudar devido à sua configuração e versão do Studio/Express.
Clique no botão Iniciar do Windows.
Se você tem Windows 10, digite "Teradata" e a busca te trará os resultados.
Clique em Teradata Studio/Express.
Clique no ícone do New Connection Profile ou clique com o botão direito na pasta Database Connections para criar uma nova conexão.

5. Selecione Teradata Database em Connection Profile Tyles, insira um Nome e clique em Next.

Digite os campos da seguinte forma:
Digite wbtlabserver.teradata.com para o nome do servidor de banco de dados (ou o endereço IP fornecido a você) ou Database Server Name.
Digite seu login do Teradata no campo Nome de usuário (estará no e-mail que você recebeu, caso tenha conta empresarial)
Digite sua senha do Teradata no campo Senha (estará também no e-mail)
Clique no botão Finish

Você pode ser solicitado a alterar sua senha. Certifique-se de torná-lo algo que você possa lembrar ou anote-o. Deve ter 8 caracteres com pelo menos dois caracteres alfabéticos (A-Z) e pelo menos um numérico (0-9) ou caractere especial (! @ # $% ...).
Conectado ao Studio / Express
Agora você está conectado ao Studio/Express e pode prosseguir e concluir os exercícios de laboratório.

Agora que você estabeleceu uma fonte de dados para o driver ODBC Teradata, você pode se desconectar a qualquer momento clicando com o botão direito do mouse no nome da fonte de dados e escolhendo Desconnect. Sempre que você quiser iniciar o Studio/Express novamente, basta clicar com o botão direito do mouse no nome da fonte de dados no Studio/Express, escolher Connect e a conexão deve ser automaticamente estabelecida.
Você também pode clicar duas vezes no nome da fonte de dados.

Você verá a árvore do Explorer aparecer em um quadro à esquerda do Studio/Express. O banco de dados/tabelas padrão não são necessariamente exibidos na árvore do Explorer automaticamente. Se quiser vê-los, clique na seta à esquerda do nome do banco de dados DBC na Árvore do Explorer.
Você deve ver dois bancos de dados que usará nos laboratórios, employee_sales e emp_views.
Você pode executar este comando: database CustomerService; para direcionar comandos SQL para seu banco de dados.
Alterando configurações
Valores Nulos
No Studio, você pode personalizar a exibição de valores nulos. Os exemplos nos próximos posts usam "?". Para alterar seus valores, vá para: Tools - Teradata Datatools Preferences - Result Set Viewer Preferences - Display Null Values as.
Para maiores informações
Um documento está disponível para obter mais informações sobre como usar o Teradata Studio/Express para enviar SQL ao Teradata, usando a GUI do Data Source Explorer, configurações básicas e outros recursos do Teradata Studio. Para baixar o PDF, clique aqui.