- Vanessa Moura
DIFERENÇAS ENTRE MYSQL E ORACLE
Eu nunca trabalhei com MySQL antes e esta é a minha primeira experiência e antes de botar a mão na massa com sucesso, eu gosto de estudar a ferramenta e suas diferenças, para adaptar meu conhecimento e dominar o uso dela.
Então aqui está um levantamento de diferenças entre Oracle e MySQL.

Os sistemas de gerenciamento de banco de dados permitem que as organizações categorizem e estruturem os dados disponíveis para criar um ambiente de trabalho mais tranquilo e organizado.
Eles são fundamentais para as empresas porque fornecem uma maneira eficaz de gerenciar grandes volumes e vários tipos de dados. Assim, as empresas podem tomar decisões informadas com mais rapidez. Escolher o sistema de gerenciamento de banco de dados certo faz a diferença. Embora alguns sistemas tenham recursos específicos para cumprir seus objetivos de negócios, outros simplesmente não têm. Se você deseja decidir sobre seu próximo sistema de gerenciamento de banco de dados, se vai com MySQL ou Oracle, a comparação a seguir lhe dará as informações necessárias para tomar a decisão certa.
Principais diferenças entre Oracle e MySQL
Embora o MySQL e o Oracle forneçam a mesma arquitetura com o modelo relacional e ofereçam muitos recursos padrão, como uma licença de software proprietário, existem algumas diferenças críticas entre as duas ferramentas.
O MySQL fornece uma licença de software GPL, enquanto a Oracle não.
Oracle é compatível com Linux, UNIX, Windows, Mac OS X ez / OS. O MySQL é compatível com todos esses, além de Symbian, BSD e AmigaOS.
O MySQL oferece suporte apenas para indexação de texto completo e hash. O Oracle usa mais índices do que apenas esses, incluindo bitmap, baseado em função, particionado e assim por diante.
A Oracle oferece suporte a bancos de dados distribuídos, enquanto o MySQL não.
O Oracle é melhor para implantações corporativas, enquanto o MySQL é adequado para pequenas e médias escalas.
O MySQL é gratuito, enquanto a Oracle exige uma taxa de licenciamento bem salgada.
Visão geral do Oracle
O Oracle é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional projetado para ser autônomo, autosseguro, autocorretivo e eliminar o gerenciamento manual de banco de dados sujeito a erros. Ele pode ser executado em vários sistemas operacionais e permite o armazenamento seguro e a recuperação rápida de dados. Oracle é a primeira ferramenta de banco de dados desenvolvida para fins comerciais para gerenciar dados usando uma linguagem de consulta, lançada em 1980 com recursos básicos de SQL.
Recursos do banco de dados Oracle
É escalonável, portátil, distribuído e programável.
Permite interagir com o banco de dados sem conhecer o armazenamento físico dos dados.
Permite a comunicação entre aplicativos em diferentes plataformas de maneira uniforme.
Pode ser executado em vários sistemas operacionais, como Windows, Linux, Mac, etc.
Ele permite que a propriedade ACID mantenha a integridade e a confiabilidade de seus dados.
Ele pode gerenciar um grande volume de dados rapidamente.
Ele tem uma ferramenta de gerenciador de recuperação que fornece backups e recuperações de banco de dados a frio, a quente e incrementais.
Alguns outros benefícios da Oracle incluem:
Capaz de executar grandes ILTB e VLDBs.
Muito rico em recursos.
De confiança, usado por grandes empresas.
Fornece tecnologia Flashback, extremamente útil.
E mais...
Visão geral do MySQL
MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados popular projetado para lidar com bancos de dados relacionais. É uma ferramenta escalonável de código aberto com suporte da Oracle Company. Em comparação com o banco de dados Oracle, o processamento do MySQL é tão rápido e sua interface é frequentemente citada em sites de revisão como sendo mais intuitiva e fácil de usar. O que para meu deslumbre, em pouco tempo, tem mostrado realidade.
A empresa sueca MySQL AB desenvolveu e deu suporte ao MySQL. Em janeiro de 2008, a Sun Microsystems comprou a MySQL AB por US $ 1 bilhão. Em abril de 2009, a Oracle Corporation concordou em comprar a Sun Microsystems, então detentora dos direitos autorais e da marca comercial do MySQL. Muitas empresas pequenas e grandes usam MySQL. O MySQL funciona com muitos sistemas operacionais como Windows, Linux, macOS, etc. com linguagens C, C ++ e Java. Fato curioso: fundador da MySQL não gostou muito da idéia da Sun Microsystems ser comprada pela Oracle e dai que surgiu o MariaDB.
Recursos do banco de dados MySQL
É gratuito e de código aberto.
MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional fácil de usar.
Ele segue uma arquitetura cliente/servidor.
Ele oferece excelente desempenho, alta flexibilidade e maior produtividade.
É escalonável.
Segurança é bem avaliada.
Ele permite que as transações sejam revertidas, confirmadas e recuperadas em caso de falha.

E abaixo vai algumas das diferenças significativas na sintaxe do Oracle vs. MySQL, conforme mencionado na documentação da Oracle:

Como decidir
Ao escolher entre MySQL e Oracle, é essencial entender os pontos fortes e fracos de cada ferramenta no que se refere aos resultados de negócios desejados.
Quando a Oracle é a melhor escolha?
A Oracle é uma escolha onipresente na lista Fortune 100 de empresas, pois foi projetada para grandes aplicativos de negócios e grandes data warehouses.
Aqueles que procuram a lista mais extensa de recursos escolherão o Oracle porque ele é repleto de recursos e minimiza a necessidade de software de terceiros.
Quando o MySQL é a melhor escolha?
O MySQL é uma ótima escolha se o seu projeto é em uma escala menor. Ao migrar aplicativos baseados em banco de dados para o MySQL ou usando o MySQL para novos projetos de desenvolvimento, as empresas estão percebendo economias de custo que muitas vezes chegam a centenas de milhares de dólares. Para startups e empresas menores, o MySQL se encaixa melhor.
Mas como estamos apenas praticando e estudando, temos o privilégio de testar as duas ferramentas. :)