- Vanessa Moura
INSTALANDO TERADATA EXPRESS VMWARE PARA ESTUDOS
Para que os posts anteriores e os posts futuros fazerem sentido, nada melhor do que praticando!
O Teradata fornece o Teradata Express para VMWARE, que é uma máquina virtual Teradata totalmente operacional. Ele fornece até 1 terabyte de armazenamento. O Teradata fornece versões de VMware de 40 GB e 1 TB.
Pré-requisitos
Como a VM é de 64 bits, sua CPU deve oferecer suporte a 64 bits.

Etapas de instalação para Windows
1. Baixe a versão VM necessária no link aqui. Eu baixei a primeira versão Teradata Express 16.20_Sles11

2. Extraia o arquivo e especifique a pasta de destino.

3. Baixe o VMWare Workstation player no link aqui. Ele está disponível para Windows e Linux. Baixe o VMWARE workstation player para Windows (se você usar Windows, claro)

4. Assim que o download for concluído, instale o software. A instalação é simples, apenas clique em next até o fim.
5. Após a conclusão da instalação, execute o cliente VMWARE.

6. Selecione 'Abrir uma máquina virtual'. Navegue pela pasta Teradata VMWare extraída e selecione o arquivo com a extensão .vmx.

8. Clique em Play Virtual Machine. Se você receber uma janela pop-up com atualizações de software, pode selecionar ‘Lembrar-me mais tarde’.
Se quando você tentar rodar a máquina, aparecer um erro parecido com este:

Significa que você precisa habilitar virtualização em seu computador. Como citado no começo do post, um dos requisitos é que o seu computador seja compatível com virtualização. Para isso, basta procurar no Google "how to enable virtualization <marca do seu computador>" e você vai achar algum tutorial em como fazer isso em sua máquina, já que cada marca tem atalhos e jeitos diferentes de fazer. Como você vai mexer na BIOS, recomendo anotar todos os passos ou seguir o tutorial pelo seu celular, caso você se esqueça de quais telas ir.
9. Digite o nome do usuário como root, pressione tab e digite a senha como root e pressione Enter novamente.

10. Assim que a tela a seguir aparecer na área de trabalho, clique duas vezes em ‘root's home’. Em seguida, clique duas vezes em ‘Terminal do Genoma’. Isso abrirá o Shell.

Testando a instalação
1. Para confirmar que o banco de dados foi ativado, digite pdestate -a

2. No shell prompt, digite bteq. No prompt de logon, digite: .logon 127.0.0.1/dbc

3. No prompt de senha, digite dbc. Se for bem-sucedido, a sessão BTEQ informa que você está conectado ao BTEQ.

5. Execute o script de teste SQL digitando o seguinte: select * from dbc.dbcinfo; Um teste bem-sucedido retorna: *** Query completed.

6. Para sair do BTEQ, digite .quit.
Acessando o Teradata Studio Express
1. De volta a área de trabalho da VMWare, abra o Teradata Studio Express.

2. No lado esquerdo, na aba "Data Source Explorer", clique com o botão direito em Database Connection e clique em New e vamos criar um connection profile.

3. Na primeira janela, o Teradata vai te pedir qual tipo de profile você quer utilizar, escolha Teradata. Para nossas aulas, vamos nomear a nossa primeira conexão de TeraLab, clique em next.

4. Para criar e estabelecer uma perfil de conexão é preciso de um servidor, então utilizaremos localmente, apontando a própria VMWare como o Database Server Name. E seu perfil deverá ficar com as seguintes informações:
Database Server Name: 127.0.0.1
User name: dbc
Password: dbc
Authentication Mechanism: PASSWORD_PROTECTED
E aconselho a deixar marcada a opção "Save Password".

5. Antes de finalizar, clique no botão Test Connection para testar se a conexão será estabelecida. Se você receber um Ping Succeeded, então você pode clicar em OK e depois em Finish.

6. Agora que você fez sua primeira conexão no Teradata Studio Express, você está preparado para os exercícios dos próximos posts!
