PRIMEIRO TRABALHO EM TI PARTE 3: DECIDINDO-SE

Atualizado: 11 de set. de 2021

Se você não leu a segunda parte, clique aqui.

  • Como você sabe quanto vale?

Uma das perguntas que surgirão durante a procura de emprego é quanto você espera ganhar.

Você deve ter uma ideia de quanto você vale. E eu sei que isso é difícil quando você começa, então um pouco de pesquisa é fundamental.


Primeiro, certifique-se de começar com a lista de empregos. As empresas às vezes publicam uma faixa salarial em suas listas de empregos, e você pode querer ver se esse trabalho está listado em sites diferentes, apenas no caso de estar listado em um local e não em outro.

Agora, se o emprego ao qual você está se candidatando não tem informações salariais, você pode ter uma ideia de outras empresas que listam o mesmo cargo.


https://www.linkedin.com/salary/


https://insights.stackoverflow.com/survey


https://www.glassdoor.com/Salaries/know-your-worth.htm


Sites como LinkedIn ou Glassdoor também têm uma calculadora de salários que você pode usar para ter uma ideia de quanto valem os diferentes cargos. A pesquisa anual de desenvolvedores da Stack Overflow também é um bom lugar para se ter uma ideia.


Se você conhece alguém na empresa, pergunte o que eles acham que você deveria pedir. Muitas pessoas têm medo de pedir, mas lembre-se de que você não recebe o que não pede. A maioria das pessoas não se importará que você pergunte algo como quanto você acha que eu deveria pedir por este trabalho? Dessa forma, você não está perguntando nada pessoal, como o que eles fazem, e isso os abre para dar alguns conselhos. Portanto, antes de começar a se candidatar a empregos ou participar de feiras de empregos, certifique-se de levar em consideração o que você vale. Isso tornará as conversas futuras muito mais fáceis.


Eu mesma sempre tive medo de negociar, no meu primeiro emprego, meu conhecimento era bem limitado e eu decidi aceitar a primeira oportunidade que aparecesse, pois eu queria ser exposta a área e conseguir no futuro, enfim, ter a possibilidade de negociar o meu valor.


  • Os números mais importantes

Você pode ser solicitado a falar sobre salário no início de suas conversas. Então, vamos falar sobre como lidar com isso.

Antes de responder a perguntas sobre pagamento, você precisa pensar sobre três números importantes.


  • O primeiro é o valor desejado.

  • Em segundo lugar, o valor que você está pedindo.

  • E terceiro, valor final.

- Agora, o primeiro número é o salário desejado. Isso é o quanto você gostaria de ganhar no trabalho. Esse número vai depender do que sua pesquisa diz sobre quanto você deve esperar receber pelo trabalho. Você não vai mencionar essa taxa desejada durante as negociações.


- O segundo número que você deve ter é o valor pedido. Esse número será maior do que sua taxa desejada e lhe dará alguma margem de manobra ao fazer negociações. Como regra geral, faça isso cerca de 50% mais alto do que sua taxa desejada.


- É assim que você vai responder à pergunta de quanto quer ganhar com a empresa. No entanto, você deve tentar não responder até que eles estejam prontos para lhe fazer uma oferta.



Antes de responder a essa pergunta, diga algo como: "Não estou pronto para falar sobre salário ainda até que você esteja pronto para me fazer uma oferta. Você está pronto para me fazer uma oferta agora?" Agora, esta parte vai exigir alguma coragem, nem todo mundo tem coragem de negociar dessa maneira e eu até indico a não fazer isso, quando você está tentando conseguir seu primeiro emprego, porém, nada te impede. Como a minha mãe sempre diz "o não você já tem, vá buscar o sim".


Dennis ainda disse que o máximo que pode acontecer é de ter uma contra oferta menor do que você deseja, mas isso não te cancela a oportunidade, recrutadores estão acostumados a negociar salário. Ninguém vai te mandar pastar, afinal, eles querem te contratar, então haverá um esforço entre ambas as partes para chegar num senso comum,


Mas pratique dizer isso com calma e com total sinceridade. Se eles ainda quiserem que você dê um número, pergunte: "Existe uma faixa salarial para este trabalho?" Muitas vezes, a faixa salarial será divulgada para o cargo ou, no mínimo, o gerente de RH estará disposto a compartilhar isso com você.

Se o intervalo parecer razoável de acordo com seus números, informe-os. Mesma coisa se estiver muito baixo.



- O último número é o mínimo que você está disposto a aceitar para um trabalho. Isso deve se basear no custo de vida e nas despesas da sua área, mas também no que você acha que vale a pena suas habilidades com base em sua pesquisa em calculadoras de salários.

Os salários geralmente são baseados na localização, mesmo para empregos remotos. Portanto, o lugar onde você mora geralmente determina quanto você ganhará. Isso vai ser difícil, especialmente se esta for sua primeira oferta de emprego, você precisa estar disposto a dizer não ou desistir do emprego se a oferta estiver abaixo do mínimo que você deveria aceitar para o trabalho.

Não aceite o emprego se não se sentir confortável com a oferta pois isso irá configurá-lo para um relacionamento ruim no futuro e você não quer começar um emprego se não estiver feliz com isso, para começar.

A não ser quem não tem o privilégio de escolher e precisa de um emprego o mais rápido possível, afinal... contas!


  • Remuneração x salário