- Vanessa Moura
PRIMEIRO TRABALHO EM TI PARTE 3: DECIDINDO-SE
Se você não leu a segunda parte, clique aqui.
Como você sabe quanto vale?
Uma das perguntas que surgirão durante a procura de emprego é quanto você espera ganhar.
Você deve ter uma ideia de quanto você vale. E eu sei que isso é difícil quando você começa, então um pouco de pesquisa é fundamental.

Primeiro, certifique-se de começar com a lista de empregos. As empresas às vezes publicam uma faixa salarial em suas listas de empregos, e você pode querer ver se esse trabalho está listado em sites diferentes, apenas no caso de estar listado em um local e não em outro.
Agora, se o emprego ao qual você está se candidatando não tem informações salariais, você pode ter uma ideia de outras empresas que listam o mesmo cargo.

https://www.linkedin.com/salary/

https://insights.stackoverflow.com/survey

https://www.glassdoor.com/Salaries/know-your-worth.htm
Sites como LinkedIn ou Glassdoor também têm uma calculadora de salários que você pode usar para ter uma ideia de quanto valem os diferentes cargos. A pesquisa anual de desenvolvedores da Stack Overflow também é um bom lugar para se ter uma ideia.
Se você conhece alguém na empresa, pergunte o que eles acham que você deveria pedir. Muitas pessoas têm medo de pedir, mas lembre-se de que você não recebe o que não pede. A maioria das pessoas não se importará que você pergunte algo como quanto você acha que eu deveria pedir por este trabalho? Dessa forma, você não está perguntando nada pessoal, como o que eles fazem, e isso os abre para dar alguns conselhos. Portanto, antes de começar a se candidatar a empregos ou participar de feiras de empregos, certifique-se de levar em consideração o que você vale. Isso tornará as conversas futuras muito mais fáceis.
Eu mesma sempre tive medo de negociar, no meu primeiro emprego, meu conhecimento era bem limitado e eu decidi aceitar a primeira oportunidade que aparecesse, pois eu queria ser exposta a área e conseguir no futuro, enfim, ter a possibilidade de negociar o meu valor.
Os números mais importantes
Você pode ser solicitado a falar sobre salário no início de suas conversas. Então, vamos falar sobre como lidar com isso.
Antes de responder a perguntas sobre pagamento, você precisa pensar sobre três números importantes.
O primeiro é o valor desejado.
Em segundo lugar, o valor que você está pedindo.
E terceiro, valor final.
- Agora, o primeiro número é o salário desejado. Isso é o quanto você gostaria de ganhar no trabalho. Esse número vai depender do que sua pesquisa diz sobre quanto você deve esperar receber pelo trabalho. Você não vai mencionar essa taxa desejada durante as negociações.
- O segundo número que você deve ter é o valor pedido. Esse número será maior do que sua taxa desejada e lhe dará alguma margem de manobra ao fazer negociações. Como regra geral, faça isso cerca de 50% mais alto do que sua taxa desejada.
- É assim que você vai responder à pergunta de quanto quer ganhar com a empresa. No entanto, você deve tentar não responder até que eles estejam prontos para lhe fazer uma oferta.

Antes de responder a essa pergunta, diga algo como: "Não estou pronto para falar sobre salário ainda até que você esteja pronto para me fazer uma oferta. Você está pronto para me fazer uma oferta agora?" Agora, esta parte vai exigir alguma coragem, nem todo mundo tem coragem de negociar dessa maneira e eu até indico a não fazer isso, quando você está tentando conseguir seu primeiro emprego, porém, nada te impede. Como a minha mãe sempre diz "o não você já tem, vá buscar o sim".
Dennis ainda disse que o máximo que pode acontecer é de ter uma contra oferta menor do que você deseja, mas isso não te cancela a oportunidade, recrutadores estão acostumados a negociar salário. Ninguém vai te mandar pastar, afinal, eles querem te contratar, então haverá um esforço entre ambas as partes para chegar num senso comum,
Mas pratique dizer isso com calma e com total sinceridade. Se eles ainda quiserem que você dê um número, pergunte: "Existe uma faixa salarial para este trabalho?" Muitas vezes, a faixa salarial será divulgada para o cargo ou, no mínimo, o gerente de RH estará disposto a compartilhar isso com você.
Se o intervalo parecer razoável de acordo com seus números, informe-os. Mesma coisa se estiver muito baixo.

- O último número é o mínimo que você está disposto a aceitar para um trabalho. Isso deve se basear no custo de vida e nas despesas da sua área, mas também no que você acha que vale a pena suas habilidades com base em sua pesquisa em calculadoras de salários.
Os salários geralmente são baseados na localização, mesmo para empregos remotos. Portanto, o lugar onde você mora geralmente determina quanto você ganhará. Isso vai ser difícil, especialmente se esta for sua primeira oferta de emprego, você precisa estar disposto a dizer não ou desistir do emprego se a oferta estiver abaixo do mínimo que você deveria aceitar para o trabalho.
Não aceite o emprego se não se sentir confortável com a oferta pois isso irá configurá-lo para um relacionamento ruim no futuro e você não quer começar um emprego se não estiver feliz com isso, para começar.
A não ser quem não tem o privilégio de escolher e precisa de um emprego o mais rápido possível, afinal... contas!
Remuneração x salário
A maioria dos candidatos de primeira viagem concentram-se na negociação com base no salário. Agora, o que é importante é que você negocie com base na compensação.
Existem dois tipos, itens negociáveis e não negociáveis. Os itens negociáveis podem incluir seu salário base, bônus, benefícios férias remuneradas e etc.
O salário base geralmente é expresso na lista de empregos como uma faixa de valores. Quanto mais você pedir, mais terá de justificar seu valor, maior será a quantia. Agora, mesmo que esta seja a primeira vez que você se candidata a um emprego, se você puder mostrar experiência adicional, você pode justificar um salário mais alto.
Esteja preparado para uma pergunta como o salário que você está pedindo está na faixa superior para este cargo, o que você acha que justifica isso? Uma boa resposta seria que, embora você esteja apenas começando talvez seus estágios, códigos abertos ou outra experiência mostre que você alcançou um nível mais alto de especialização.
Além do salário, você deve perguntar se a empresa oferece bônus ou opções de ações. Não é muitas empresas que oferecem ações, recentemente, no processo da Amazon, um dos benefícios seria uma parte das ações da empresa, o que completaria com mais de mil dólares adicionais no pacote de benefícios...
Os bônus são frequentemente expressos como uma porcentagem do salário durante um período de tempo. Portanto, pode ser 10% do seu salário pago uma vez por ano. Agora, o patrimônio líquido significa que você obtém uma certa quantidade de ações da empresa, e que pode ser um valor negociável. Lembre-se de que você não recebe o que não pede.
Finalmente, as férias aqui nos Estados Unidos em algumas empresas são frequentemente negociáveis. No Brasil não precisamos se preocupar com isso. Inclusive, saudades terrinha.
Algumas empresas oferecem duas semanas de férias pagas, mas parte da negociação pode consistir em pedir uma ou duas semanas extras.
Recebendo uma carta de oferta
Uma vez que o empregador está pronto para lhe fazer uma oferta, significa que ele não quer ninguém para o trabalho, ele quer você. Parabéns!!!

E haverá muita atividade aqui, enquanto você precisará discutir os detalhes do seu pacote de remuneração. É muito importante que você peça uma carta de oferta por escrito. Isso descreverá o pacote de remuneração total e especificará os benefícios que a empresa está disposta a oferecer a você. Não aceite o emprego se eles não estiverem dispostos a lhe dar uma carta de oferta por escrito.
Neste ponto, fique à vontade para aceitar a oferta ou não dependendo de quão boa ela seja. É normal levar algum tempo para pensar a respeito e é melhor se você tiver algum tempo para refletir sobre a oferta antes de aceitá-la.
Agradeça ao potencial empregador pela oferta e pergunte se há um prazo para respondê-la. Se eles perguntarem de quanto tempo você precisa, avise-os. Alguns dias é normal, mas informe se você está esperando notícias de alguns outros lugares e como é o cronograma. Você não deve esperar que a oferta da empresa esteja disponível para sempre. Dedicar mais tempo ajudará você a analisar as diferenças entre as ofertas.
Às vezes, aceitar uma oferta por menos dinheiro com uma empresa, embora tenha melhores oportunidades, é a melhor jogada.
Em minha recente caça de trabalho, eu optei por uma vaga que paga um pouco menos do que as outra que eu estava concorrendo, porém, vou trabalhar com as tecnologias que me sinto confortável e tenho domínio, o que é a minha intenção de carreira, de me tornar especialista neste segmento. A outra oportunidade seria mais por conta do salário e do prestigio da empresa, porém, trabalharia com algo completamente diferente.
Ouça seu instinto e certifique-se de que está satisfeito com a oferta antes de aceitá-la. Agora, esta é a última vez que você pode negociar alguns aspectos de sua oferta. Lembre-se de que tudo o que você fizer neste momento definirá suas futuras relações de trabalho.
Como se preparar para o primeiro emprego
Depois de conseguir o primeiro emprego, é hora de começar a pensar no futuro. Primeiro, prepare-se para o trabalho atual. Se sua hora de início não for imediata, pergunte o que você pode fazer para se preparar.
Se você sabe que tem algumas lacunas em seu aprendizado, é hora de assistir a alguns cursos online.
Certifique-se de ler toda a documentação fornecida. Como parte da adesão a uma nova empresa de tecnologia, haverá um processo de integração. Ninguém que consegue um emprego em tecnologia saberá tudo de que precisa para fazer o trabalho imediatamente.
É normal sentir que você terá que finalizar algumas coisas, porque cada empresa usa sua própria stack, a combinação específica de software e hardware que uma empresa usa. Ninguém nasce sabendo como usar uma stack específica.

Em algumas empresas, equipes diferentes podem usar stacks diferentes, dependendo do projeto. Você também pode ser designado a um mentor, que é uma pessoa em quem você pode confiar para fazer perguntas.
Agora, este pode ser seu gerente ou um colega. Não tenha medo de pedir ajuda. Todos na empresa estiveram onde você está e a maioria se lembra de como era. Você terá a chance de pagar a gentileza que receberá de outras pessoas quando for sua vez de embarcar e orientar outra pessoa.
Uma última coisa, neste setor, todo mundo vivencia algo chamado síndrome do impostor, que é a sensação de que você não pertence a esse trabalho por falta de conhecimento ou experiência. De acordo com uma pesquisa da Stack Overflow, novos desenvolvedores não se classificam como tendo experiência acima da média até que tenham cerca de 10 anos de experiência. E vou te contar um segredinho, todo desenvolvedor, mesmo os experientes, usam um mecanismo de busca quando não sabem alguma coisa ou para referência, todos os dias.
Todo mundo usa o Stack Overflow quando tem uma dúvida, não há vergonha em não saber de algo. A única decisão errada que você pode tomar é não pedir ajuda. Não se preocupe, você consegue.
Quando você deve deixar seu primeiro emprego?
Você nunca deve deixar um trabalho que o satisfaça e onde tenha oportunidades de aprender e crescer, tirando o fato de ter algum conflito onde você não é ouvido e isso te impede de exercer seu trabalho ou qualquer problema de perseguição, mas mesmo nesses casos, ainda é possível resolver de outras maneiras, dentro do cabível, mas não é caso nessa hipótese.
Às vezes, você pode sentir imediatamente que um trabalho não é uma boa opção, a coisa certa a fazer é se comunicar com seus gerentes ou mentores.
A pesquisa mostra que a programação como profissão pode ser difícil porque há um impulso constante para aprender novas tecnologias. Também há uma queda acentuada de pessoas em tecnologia que deixam o campo após 10 a 14 anos.

Na pesquisa Stack Overflow, mais da metade dos participantes mencionou que aceitaram um novo emprego nos últimos dois anos, portanto, as mudanças frequentes de emprego são comuns neste campo.
Inclusive meu mentor da faculdade e professor, Jorge Surian, sempre aconselhou e disse que era normal esse pulo de trabalho constante quando se está iniciando em alguma carreira em tecnologia, principalmente quando a pessoa em questão, ainda não sabe bem o que quer fazer de sua carreira.
Aqui estão alguns motivos pelos quais as pessoas acham que são importantes para permanecer no emprego:
Primeiro, aprendendo novas tecnologias.
Em segundo lugar, uma grande cultura empresarial.
Terceiro, horários flexíveis.
E, por fim, oportunidades de desenvolvimento profissional.
Se você está feliz com a empresa e ela está oferecendo boas oportunidades para você, não há hora definida para quando você deve ir, você saberá quando é a hora de agir.
Esta série de posts são apenas experiências passadas por mim e diversos outros profissionais da área, mas você pode passar por experiências diferentes e tenha outros métodos de se destacar entre seus concorrentes e você é mais do que bem vindo a comentar suas experiências.
Boa sorte na busca do primeiro emprego!